Tecnomedi - Revistas

Revista

A+
A-

Narcolepsia

É um distúrbio do sono causado por uma alteração no equilíbrio existente entre algumas substancias químicas do cérebro. É caracterizada por sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem durante a noite. Os ataques de sono ocorrem a qualquer momento em qualquer e qualquer situação de modo súbito. Durante o sono normal há um desligamento do controle muscular (sono de ondas lentas) cerca de 90 minutos após o inicio do sono a pessoa entra na fase do sono REM com intensa atividade cerebral e movimento rápido dos olhos. Existem fatores genéticos envolvidos, com alteração no equilíbrio ente neurotransmissorescerebrais responsáveis pelo aparecimento do sono REM em horas inadequadas.

A cataplexia que é a perda súbita e reversível da força muscular com a pessoa acordada é um
sintoma exclusivo da Narcolepsia. Outro sintomas além da sonolência excessiva e paralisia muscular são alucinações hipnagógicas (visões, distorções sonoras ao acordar ou iniciar o sono). O diagnóstico é feito pela Polissonografia e o Teste de Latencias Multiplas do Sono. O tratamento inclui: Tirar breves cochilos durante o dia quando acontecer episódios de sono irresistível. Utilizar medicamentos estimulantes para manter o paciente acordado e antidepressivos.

IMPORTANTE:
A Cataplexia( fraqueza muscular) pode ser desencadeada por emoções, sustos, risadas, choro... A pessoa com Narcolepsia não pode ser rotulada como PREGUIÇOSA ou DORMINHOCA

Dra. Sandra Salles
Neurologista

Especialista em Medicina do Sono - ABSono

 

Dra. Sandra Salles

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhe no WhatsApp