Tecnomedi - Revistas

Revista

A+
A-

Colesterol Aumentado? O que você precisa saber?

O colesterol é uma substância presente e necessária a todas as células do corpo e exerce importantes funções no organismo.

Grande parte do colesterol circulante no sangue (cerca de 70 a 80%) é produzido pelo fígado e o restante provém da alimentação. Os chamados “tipos de colesterol” correspondem à forma como este se agrupa para se deslocar no organismo.
O colesterol é transportado através da corrente sanguínea em pequenas “embalagens” chamadas lipoproteínas. Existem três tipos de lipoproteínas, as de densidade muito baixa (VLDL), as de densidade baixa (LDL) e as de densidade alta (HDL)
O HDL, ao circular pelo sangue, consegue levar o colesterol presente em excesso até o fígado, onde ele é transformado em bile. Por isso, o HDL é chamado de bom colesterol e sua presença em quantidades adequadas no organismo reduz o risco de desenvolver doença cardíaca.O LDL,embora desempenhe importantes funções no organismo, pode, lentamente, se acumular nas paredes das artérias, ocasionando a obstrução arterial. Por este motivo o LDL é chamado de mau colesterol.
Apesar da associação entre consumo de colesterol e doença coronariana no tratamento da hipercolesterolemia, sabe-se que o colesterol alimentar não é o único responsável pelo aumento de colesterol no organismo.
Por exemplo,uma pergunta muito frequente no consultório médico: ” Se o meu colesterol é alto,eu posso comer ovo?”
O ovo é um alimento com baixo custo e uma excelente fonte de vários nutrientes,
tais como folato,
riboflavina,

selênio, colina , vitaminas e sais minerais além de substâncias importantes, como luteína e zeaxantina, associadas com a prevenção de doenças oftalmológicas
. Vale lembrar que estas substâncias estão presentes quase que totalmente na gema, sendo a clara constituída especialmente pelas proteínas. Um ovo contém de 50 a 250 mg de colesterol, dependendo do tamanho. O impacto do consumo de ovos sobre o nível de colesterol no sangue depende da capacidade do organismo em absorver o colesterol. Acredita-se que entre 75%-85% da população sejam pouco sensíveis às concentrações de colesterol na dieta, ou seja, o impacto do consumo de alimentos ricos em colesterol como os ovos é muito pequeno e o ovo pouco acrescentaria ao risco de doença cardiovascular .
Para controlar os níveis de LDL e também do HDL:
• Alimente-se com mais frutas e vegetais, peixe, frango ou carnes grelhadas ou assadas,
• Coma alimentos ricos em fibras, como aveia e pães integrais
• Limite a ingestão de gorduras saturadas( Um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido)
• Utilize derivados do leite pobres em gordura como leite e iogurte desnatados e evite frituras.
• Pessoas magras também podem ter colesterol alto. Isso porque os níveis de colesterol no sangue dependem muito mais da taxa de remoção do colesterol pelo fígado(e isso é uma característica genética)do que da quantidade ingerida. Se você tem um parente de primeiro grau (por exemplo: pai, mãe, irmãos) com colesterol alto, sua chance de ter colesterol alto é maior.

Em geral, uma dieta adequada associada a prática regular de atividade física é suficiente para manter níveis saudáveis de colesterol. Entretanto, o acompanhamento médico é fundamental,pois em alguns casos,mesmo com dieta adequada, será necessário o controle
através de medicamentos.

 

Drª Sônia Ribeiro
Nutrologia
CRM: 52-60163-0
 

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhe no WhatsApp