Tecnomedi - Revistas

Revista

A+
A-

Emagrecendo com o Balão Intragástrico

Que a obesidade é uma doença de grande pre- valência todos nós já sabemos. O número de obesos vem crescendo em média 60% na úl-
tima década, sendo um dos principais problemas da saúde pública da sociedade moderna. A obesidade está diretamente relacionada ao Diabetes, Hiperten- são arterial, Doenças coronarianas como o Infarto do miocárdio, além de ter relação com vários tipos de câncer.

Uma opção para o tratamento da obesidade é o Balão intragástrico (BIG), que é uma forma não cirúrgica de redução da capacidade do estômago, reduzindo o seu volume por um tempo predetermi- nado (6 meses ou 1 ano). O tratamento com o BIG induz saciedade ao paciente, que irá ter a sensação de estômago cheio, diminuindo então a quantidade de alimento ingerida. Como todo tratamento para a obesidade, deve ser realizado por uma equipe mul- tiprofissional, com nutricionista, educador físico, o médico endoscopista e a participação de um psicó- logo também é necessária, principalmente quando o fator desencadeante para a alimentação inadequa- da tem origens emocionais.

O balão intragástrico é uma técnica gastro-restritiva, indicada para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 27 kg/ m2, com o objetivo de melhorar a saúde, ou ainda como pre- paro pré-operatório em pacientes super obesos de alto risco cirúrgico. Lembrando que cada paciente deve ser avaliado individualmente, por doenças as- sociadas. A porcentagem do peso perdido varia e cada paciente, variando de 20 a 25% do peso inicial quando são seguidas todas as orientações.

O implante do BIG é realizado por uma endoscopia digestiva, sem cortes, sob sedação ou anestesia, em casos específicos. O Balão é um dispo- sitivo de silicone, que é preenchido com Soro Fisio- lógico e um tipo de corante para acompanhamento. O volume do Balão é individualizado a cada caso, variando entre 400 a 700ml. O paciente deve ser acompanhando pela equipe multidisciplinar durante o uso do balão e após o tempo determinado retirar o mesmo, por endoscopia digestiva.

O receio de quem realiza o tratamento com o BIG é o reganho de peso, que pode acontecer, de- pendendo dos hábitos de vida do paciente, porém é esperado que uma pequena porcentagem do peso perdido seja recuperada, porém sem alcançar ní- veis anteriores. Lembrando que sem esforço e de- terminação, mantendo hábitos de vida saudáveis, nenhum tipo de terapia para emagrecimento terá sucesso a longo prazo.

 

Dr. Paulo Oliveira Braga
Gastroenterologista com área de atuação em Endoscopia Digestiva.
CRM 52.87052-8

 

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhe no WhatsApp